quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Fuentes - Parte VII

– Seu irmão sofreu um acidente de carro essa madrugada. O automóvel ficou bastante destruído e por sorte ele não faleceu, contudo houve algumas complicações.
– Que tipo de complicações, doutor? Perguntou Rosa.
– Foi um milagre o Ernesto não falecer, mas num acidente dessa magnitude não há como sair ileso. Ele sofreu algumas fraturas espalhadas pelo corpo, mas não machucou a cabeça o que é bom.
– Realmente, ele teve sorte. Disse Cristóban um pouco mais aliviado.
– Sim, mas ele bateu forte as costas e não consegue movimentar os membros inferiores. Os exames mostraram que não há nenhuma fratura, mas há um inchaço comprimindo os nervos e a medula na altura da última vértebra torácica. Ele está sedado em decorrência das dores e agora temos que esperar os medicamentos diminuírem o inchaço para ver como ele se comporta.

Depois de um breve silêncio, o Dr. Roberto complementou com ainda mais gravidade:

– Eu pedi um exame toxicológico e constatei que ele havia ingerido uma grande quantidade de cocaína e álcool... Desculpe dar essa notícia assim, sei que a situação do seu pai não é nada boa. Ainda mais depois do problema financeiro.
– Que problema financeiro? Indagou Cristóban.

Rosa fuzilou o médico e balançou a cabeça, logo ele percebera que o rapaz ainda não sabia dos problemas financeiros do pai.

– Desculpe-me, Cristóban. Eu não sabia...
– Tudo bem, Dr. Roberto – disse Rosa – eu só não havia contado ainda porque recebemos esse telefonema do senhor pedindo que viéssemos ao hospital, mas contarei a ele agora mesmo.
– Então peço licença. Vou fazer a minha ronda e em breve eu volto para dar notícias do Ernesto.

Rosa olhou para Cristóban. Depois olhou ao redor como se buscasse a melhor maneira de explicar a situação, mas o melhor mesmo era ser curta e grossa:

– Cristóban, seu pai faliu.
– Meu pai faliu? Mas como ele conseguiu falir?
– Aparentemente foi uma seqüência de maus negócios. O último negócio mal feito foi quando ele contraiu um grande empréstimo para construir a nova fábrica e a obra foi embargada pela justiça. Gastou-se muito dinheiro, os prazos foram perdidos e ele teve que pagar este empréstimo a juros altíssimos.
– E a casa, ele também perdeu a casa?
– Não, filho. A casa foi a única coisa que ele conseguiu salvar, além de algumas economias. Foi por isso que você não viu nenhum criado lá dentro, todos eles foram dispensados no final da semana passada. Só eu fiquei.

Cristóban não esperava lidar com tantos problemas, mas sabia que precisava ser forte

Nenhum comentário: