sábado, 5 de janeiro de 2008

Haikais

Como eu havia prometido, postarei aqui alguns haikais. Vocês notarão que nem todos seguem as 4 regras básicas para se montar um haikai e isso se deve às adequações desta técnica com a nossa língua portuguesa.

Escrever haikais é uma boa maneira de treinar a escrita e a concisão: é preciso dizer muito em pouco espaço. Eu notei também que os haikais costumam não ter títulos.

Então aqui estão alguns dos que eu fiz:

"Ano novo chato
almoço muito sem graça
comi um miojo."

"Lua muda a maré
Água cobre a areia
Caranguejos fogem"

"Chuva vem do céu
Molha o bonsai pequeno
Bonsai cresce forte"

"Morre bela flor
Pela mão da rude dama:
Chora o meu amor"

"Durmo sob estrelas
E a lua ilumina
A vasta ravina."

"Beijo, quente lábio,
Língua invade a boca:
Sussurrares loucos"


Se alguém tiver alguma sugestão ou fizer algum haikai, envie-me que eu coloco aqui como exemplo.
É isso aí pessoal, bom divertimento!

Nenhum comentário: