terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Por que livros?

Há poucos dias eu pensei em algo que estava me incomodando. Eu vi, em algum lugar, uma matéria sobre pessoas que muitas vezes passavam necessidades só pra poder adquirir o seu sonho de consumo.

Não entra na minha cabeça como uma pessoa pode deixar de colocar dentro de casa aquilo que é essencial apenas pra poder comprar uma roupa de grife, um celular ultra moderno ou qualquer outra porcaria que os meios de comunicação em massa tentam nos empurrar “goela abaixo”. São propagandas que mostram bonitas modelos ou a família perfeita. Na verdade o que as pessoas acabam comprando não é o produto, mas a idéia, o conceito de felicidade – quem dera se a felicidade pudesse ser vendida em pequenos frascos nos supermercados de qualquer cidade. Infelizmente, os incautos acabam comprando essa idéia e, é claro, em pouco tempo vem a insatisfação e o vazio... O que sobra é a sensação de que se foi enganado.

Já que as pessoas fazem tantos sacrifícios para comprar um carro ou uma tv novos (mesmo que não necessitem), então seria mais inteligente que comprassem livros! As vantagens são muitas: definitivamente, é bem mais barato; é uma fonte inesgotável de cultura; possibilita que viajemos até os confins da Terra ou por lugares mágicos e cheios de mistérios; armazenam conhecimento científico e tecnológico; propagam a beleza através de romances e poesias; mostram a verdade nua e crua e fazem revelações que mudam os rumos da história. Lendo, o ser humano cresce e amadurece, amplia seus horizontes e se coloca em condições de aproveitar as melhores oportunidades (na vida, no trabalho, etc.).

Livro sempre é pouco e nunca é demais. A leitura alimenta a nossa alma, nos protege contra as apelações da mídia ao consumismo e evita que padeçamos na ignorância.

Comecemos hoje mesmo a montar a nossa pequena biblioteca e um dia não será mais necessário fazer esse tipo de apelo, pois nossos filhos naturalmente reconhecerão nos livros uma maneira saudável de cultivar a felicidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nhaaaai fico perfeito isso akie


Legals


PARABENS


ohoh²



xD~

Unknown disse...

Nhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mo linduu isso akie viO danil


Nhaaaii eu amo td ki vc faiz

mto mto perfeitooo



Parabenssss² por td isso

akie






bjO