sábado, 12 de novembro de 2011

Surpresa!


A vida tem o incrível dom de nos surpreender, e as surpresas podem ser as mais diversas. Às vezes nos deparamos com situações esplêndidas, mas em outras somos alvo de intrigas, mentiras, vemos máscaras caírem e inimigos se revelarem como o lobo que estava sob a pele de cordeiro.
De fato, as intrigas e mentiras não são nada agradáveis, mas ver uma máscara cair pode ser muito mais uma bênção do que uma desgraça. É a vida nos mostrando que tipo de pessoas compartilham da nossa convivência, e um alerta para nos afastarmos em definitivo.
Nos dias de hoje é difícil saber a quem devemos permitir a convivência, que compartilhe de nossas conquistas, das derrotas, do bom e do ruim. Porque não é para qualquer pessoa que podemos nos abrir: se vamos bem, invejam-nos; se vamos mal, deleitam-se com a nossa desgraça. E afinal, quem precisa de pessoas assim por perto? Ninguém! Saber selecionar é a chave do sucesso.
De forma alguma devemos nos sentir culpados por permitir que essas pessoas um dia tenham se aproximado da gente. Infelizmente, é praticamente impossível conhecer o que se passa nas mentes e nos corações dos outros, mas é certo que não devemos tomar o próximo por aquilo que somos: cada ser humano nesse planeta é uma entidade única, individual, por isso é notadamente chamado de “indivíduo”. Nunca encontraremos pessoas iguais a nós, no máximo com gostos muito semelhantes... e só! A culpa, portanto, não é nossa. Devemos nos culpar por alguém não ter caráter? É claro que não! Fica a lição de saber como escolher melhor quem deixaremos entrar em nossas vidas... todo o restante é pura balela.
Ao longo dos anos eu vivenciei surpresas desagradáveis, o que é normal e ocorre com 99,9% da população, mas ultimamente algumas boas surpresas invadiram a minha vida. Simplesmente deixei de me importar com aqueles que ficam como urubus esperando a primeira chance de cair sobre a minha carcaça e passei a focar apenas nas boas coisas que estão surgindo. Cuido do que é meu e não alardeio as coisas boas.
Não sei se essa frase pode ser atribuída realmente ao maravilhoso Albert Einstein, mas ela revela um segredo importantíssimo para quem quer evitar todos os problemas: “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada”.
Precisa dizer algo mais?

domingo, 23 de outubro de 2011

Caio Resende

Trago a vocês os textos do talentoso Caio Resende, sugeridos pela minha amiga Nayara. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.

Um ótimo domingo a todos!

domingo, 2 de outubro de 2011

Frase do Dia - IX

O amor faz morada onde encontra abrigo, e então cresce forte. Do contrário... Adeus!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Frase do Dia - VIII

Há quem tenha o potencial de ser uma rosa no jardim de alguém, mas parece preferir ser apenas mais um espinho.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mar da Vida

A vida segue,
segue a vida,
dando voltas

sem parar.

O vento sopra
e leva embora
as tristezas
e o pesar.

Segue firme,
viajante,
nesta nau,
caravelar.

Sempre em frente
e assim sem pressa
que o destino
há de chegar.

Se ficou pelo caminho
coração estilhaçado,
deixa o mar levar embora
os amores do passado.

A vida segue,

segue a vida,
dando voltas
sem parar.

O vento sopra
e traz pra perto
um novo amor
que há de chegar...

Frase do Dia - VII

Talvez a pior dor seja ver alguém que você gosta entrar por um caminho que não tem volta... e não poder fazer nada.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Apontamentos Mentais


Esses são alguns pensamentos que me vieram a mente nos últimos dias, coisas que aprendi com pessoas sábias, em fontes inegáveis de conhecimento verdadeiro e com a vida. Compartilho agora com vocês:

  • Não existem verdades absolutas: a sabedoria universal paira sobre as nossas cabeças e, vez ou outra, alguns homens têm lampejos dessa verdade e a transformam em linhas filosóficas, religiões humanistas, etc;
  • O fanatismo deturpa idéias, transmitindo falsos conceitos e criando animosidades;
  • Indivíduos são pessoas consideradas isoladamente em relação a uma coletividade. Isso quer dizer que apesar de estarmos interligados, cada pessoa tem a sua própria personalidade, seus defeitos, suas virtudes e seu caráter. Até mesmo os valores morais têm pesos diferentes para cada indivíduo;
  • Respeitar não é opção, respeitar é necessário;
  • A tolerância é imprescindível, mas seja você também tolerável;
  • A razão não vive sem o coração, e vice-versa. Um guia o outro o tempo inteiro, mantendo as nossas ações dentro de um equilíbrio;
  • A fé não move apenas montanhas, mas faz o universo trabalhar a seu favor;
  • A força do pensamento é conhecida há milênios e se chama Lei da Atração, então use-a para promover a sua evolução e das pessoas à sua volta, não a use com o propósito de manipular os outros e as situações a seu favor;
  • Toda ação tem uma reação, portanto a medida da ação deve ser a prudência;
  • Tenha pelo próximo a mesma consideração que gostaria que tivessem por você;
  • Nunca prenda as pessoas a você. Não crie correntes! Crie laços que serão eternos baseados na simpatia, compaixão, respeito, consideração, afeto, amizade e amor;
  • A chantagem emocional é um golpe baixo demais. Não se coloque nesse nível, não se torne seu agente ou vítima, seja superior;
  • A mentira tem pernas curtas e a falsidade não consegue se mascarar por muito tempo;
  • Deus não nos castiga. Nós somos culpados pelo nosso próprio sofrimento, eles são o reflexo das nossas falhas;
  • O desamor cria deformidades, e quem o propaga atenta contra a própria existência e das demais criaturas;
  • Quando for ler um livro, saboreie a leitura, não engula as páginas. O mundo já tem muitos pseudo-conhecedores, não seja mais um;
  • Se você não tem nada útil a dizer, não diga. Em boca fechada não entra mosca;
  • Se for servir de exemplo para alguém, seja um bom exemplo. Falar uma coisa e fazer outra demonstra defeito de caráter;
  • Os livros são bons guias, mas a verdadeira sabedoria se aprende com a vida. Então VIVA plenamente! Seja humilde para aprender as lições e realizar todo o seu potencial criador; 
  • Amar não é opção, amar é essencial e não requer explicação. Ame, sinta, permita-se;
  • Quando encontrar o verdadeiro amor, entregue-se a ele. Não há medidas para a transformação que o amor pode realizar na sua vida.
  • Evolua sempre, e você se surpreenderá ao perceber que os seus limites se dissolverão diante dos seus olhos;
  • O propósito de viver é buscar eternamente a felicidade.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Frase do Dia - VI

Em mãos dedicadas um punhado de sementes pode se tornar um lindo campo de flores.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Frase do Dia V

A consciência é um juiz implacável e é impossível escapar de sua sentença.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dificuldades



Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas, e estas são situações das quais não podemos nos ausentar. As dificuldades são muito mais do que um mal necessário, pois a partir delas o ser humano se vê obrigado a exercitar a sua inteligência na busca de soluções – o que faz crescer o seu intelecto. Ainda através delas o ser humano emprega e coloca à prova as suas emoções, depurando-as, auxiliando no amadurecimento dos seus sentimentos e permitindo a formação do seu caráter.


A maneira pela qual cada um lida com os seus problemas reflete o quanto já evoluímos ou o quanto estamos dispostos a evoluir; e devo dizer que as soluções parecem se tornar cada vez mais claras à medida que o indivíduo se dispõe a trilhar o caminho do progresso íntimo, ainda que aos olhos dos outros os problemas se mostrem cada vez maiores. Provas de fé surgirão, mas a mente tranquila e vigilante percebe a hora certa de agir e reconhece que a Providência jamais falha. Em momentos assim é preciso buscar as respostas na oração sincera e na meditação e, estando atento, é possível vê-las com clareza.

Eu sou imperfeito demais, egoísta demais, vaidoso demais, inseguro demais... e todo dia agradeço a nova oportunidade para promover a minha reforma íntima que só é possível através dos obstáculos da vida.

As dificuldades são um mal necessário? Mais que isso, as dificuldades são um bem essencial! Transformam pessoas comuns em gigantes e montanhas em pequenos declives. Revela os corajosos e os separa dos medíocres. Descortina os egoístas e recompensa os humildes e caridosos. A dificuldade é o ponto de partida na construção de espíritos vencedores.

domingo, 24 de julho de 2011

Do Crepúsculo à Alvorada

Do crepúsculo à alvorada
um pensamento se aninha:
de ter-te em minha morada,
de ter-te só minha.

E aquela saudade incessante
que o coração suporta quieto,
some no ar, vacilante,
quando estás por perto.

Se tu podes contar
que ao meu sentido aplaina
e em minh'alma faina
a obra do teu sonhar,

Estejas tu certa
que a minha alegria desperta
e mais cresce no peito
o desejo de te amar.

domingo, 3 de julho de 2011

Fantasmas do Passado

Os fantasmas do passado insistem em ressurgir; e eu que achei ter enterrado ou espantado todos os meus demônios.

Os fantasmas do passado insistem em ressurgir, mesmo que tantos anos tenham se passado e mesmo que eu me esforce para esquecê-los.

Os fantasmas do passado insistem em ressurgir; e eu acabo de descobrir que o amor não morre, e que de uma pequena fagulha pode querer se reascender... e incomodar, e tirar as estruturas.

Os fantasmas do passado insistem em ressurgir... E eu já não sei mais o q fazer.

sábado, 2 de julho de 2011

Chovia lá Fora

Aquele dia cinzento
que as águas prometiam
foi certeiro em seu intento
com as gotas que caíam.

E absorto em minhas tristezas,
na desolada sala vazia,
eu notava a luz do poste
que na janela reluzia.

Tão longe em meus pensamentos,
naquela sua imagem perdida,
relembro alguns breves momentos
anteriores a sua partida.

Enquanto a chuva caía lá fora
eu ficava aqui dentro a espiar
a doçura com que a água ia embora
em seu leve e fugaz marulhar.



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Não são Capazes

"Existem pessoas que não são capazes de sacrificar-se por ninguém!
Não são capazes de deixar de ir a uma festa para atender a um amigo.
Não são capazes de renunciar a algumas horas de sono para prestar um favor.
Não são capazes de rever uma posição, para cederem certas regalias, repartindo privilégios.
Não são capazes de considerar o outro como uma extensão deles mesmos.
Chamam o próximo de irmão, mas o tratam como a um estranho.
Essas pessoas, quando a necessidade se lhes bate à porta, são as primeiras a se valerem da generosidade alheia.
Transvestem-se de humildade, mas se rebelam quando não são atendidas de imediato.
Esperam dos outros o que nunca deram a ninguém."


Do livro "Vigiai e Orai", editora Didier.

sábado, 14 de maio de 2011

Carta ao amor que está por vir

Olá! Há quanto tempo, heim?! Sim, décadas. São tantos anos que eu já começo a perder as contas.

Ah! Desculpe-me... Eu sequer me apresentei. Você não me conhece, mas tudo bem porque eu também não sei quem você é. Lembra-se? Claro que não! E nem haveria como, pois ainda não há lembranças. Permita-me que eu me apresente: eu sou aquele que a ama sem nem mesmo a conhecer.

Eu não tenho a intenção de fazer cobranças, isso nem é do meu feitio. E é bom que saiba disto, e muito mais, para que possa entender o meu jeito. Assim você terá como decidir se gosta de quem eu sou, e aparece; ou se me odeia de vez e jamais se mostra. De qualquer maneira é preciso que um dia você se decida (aparecer ou não) e permita que eu siga a minha vida, com ou sem você.

Honestamente espero que já tenhamos nos conhecido e que eu apenas não a tenha notado; ou que estejamos por perto e apenas tenha faltado a oportunidade de fixarmos profundamente os nossos olhares para que possamos conversar e nos sentir.

Sei que preciso continuar escrevendo, cartas ou poemas, pois sinto que as minhas palavras tocarão o seu coração de um jeito diferente ao que acontece com outras pessoas. Apenas você identificará isso, porque o sentimento ao ler o que eu escrevo será diferente de qualquer outra coisa que você já tenha lido.

Eu não sei quanto tempo ainda pode demorar, apesar de achar essa espera longa demais, mas saiba que eu não desisti de você. Eu não desisti de procurá-la. E esqueça as tantas vezes em que eu disse não querer mais encontrá-la logo após uma decepção amorosa - ou que eu queria ficar só - o medo de me ferir novamente é que me fez dizer essa bobagem. Foram muitos os espinhos no caminho, mas eu ainda desejo de todo o coração que nos encontremos.

Poderemos começar uma história que seja diferente, onde haverá dificuldades (como é de se esperar), mas haverá muito amor, respeito e amizade - três pilares sem os quais um relacionamento não sobrevive. E continuarei, todas as noites, a pedir para encontrá-la até que finalmente os nossos olhares possam se cruzar e as nossas mãos possam se unir...

Eu não desisti de você, meu amor. Por favor, não desista de mim.

A Máscara

A tua máscara caiu, meu bem.
Deixa estar...
Em outro dia, outra estação,
a tua hora há de chegar.

Acreditaste tolamente
que eu me aprazia na ilusão.
Mas percebeste, prontamente,
que era falha a tua intenção.

A tua máscara caiu, meu bem.
Deixa estar...
Recebeste
nova chance
e não quiseste aproveitar

Com maldades e mentiras
construíste a tua fama.
Prepara-te querida,
pois deitarás na tua "cama".

A tua máscara caiu, meu bem.
Deixa estar...
Ainda que demore
a tua hora há de chegar.

Aprenda esta lição
e faça isto sem demora:
a verdade aparece
e ilumina como a aurora.

A tua máscara caiu, meu bem.
Deixa estar...
Não te esqueças do ditado:
a tua hora há de chegar.

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães


Nascemos, crescemos, tornamo-nos homens e mulheres adultos. Enfrentamos inúmeras dificuldades desde o instante em que chegamos a este mundo, e assim o é até o fim de nossas vidas.
E não importam as diferenças, sejam elas da religião professada, a língua falada, ou do país e cultura de onde cada um se origine. Todos nós temos um ponto em comum e que nos reduz a uma mesma e simples constatação: somos todos filhos! E muitos dos nossos obstáculos seriam insuperáveis sem o auxílio providencial de um anjo chamado MÃE.
Não importa se ela é mãe biológica, postiça, adotiva, de criação ou até mesmo a que se encontra ausente. O importante é que ela seja a mãe de coração, aquela que verdadeiramente nos ama como a um filho.
Certamente existe algo de divino gravado a fogo no DNA de cada mulher, um instinto natural e muito mais forte que a vontade; um chamado a uma tarefa para a qual a grande maioria não se recusa jamais. Ao se tornarem mães, são capazes de superar as situações mais adversas com uma força e uma vontade inexplicáveis.
Muitas dessas mães receberão, neste domingo, o abraço de seus filhos. Algumas mães e alguns filhos, no entanto, não terão esta oportunidade...
Às mães que não poderão abraçar os seus filhos, saibam que eles são eternamente parte de vocês; e sendo assim todas devem sempre se sentir abraçadas, pois carregam a essência que um dia os criou.
Aos filhos e filhas que não poderão abraçar as suas mães, tenham em mente que este momento é passageiro, que esta matéria é frágil e perecível. Pois a verdadeira ligação que os unem às suas mães, aquela que não pode ser jamais destruída, é invisível aos olhos. Ela liga os corações de mães e filhos pelos laços do amor e faz com que a distância ou ausência seja apenas aparente e temporária, pois o reencontro é inevitável. Então, neste domingo, abracem as suas mães em seus corações – como em uma oração – e vocês sentirão o amor delas abrasando todo o seu ser. Para alguns a sensação será intensa e para outros será sutil, mas o importante é que isto demonstra que neste domingo todas essas mães estarão muito próximas a vocês, não haverá ausência, porque são elas as portadoras do amor incondicional de Deus por todos os seus filhos.

Uma homenagem a todas as mães, estejam elas onde estiverem... inclusive a minha que além de mãe, é filha.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Soneto do Só

Percebo que a vida breve
em minh'alma encerra
um melancólico pôr-do-sol
de um último dia de primavera.

Quando chega o verão escaldante
destruindo todo o meu peito,
descubro que o coração vacilante
agora já não tem mais jeito.

Eu me perco! Fico perdido...
E me desfaço do teu abraço aquecido;
numa vida de viver só.

Agora sou inverno sem sol, neve.
E sem este peso o meu caminho é leve;
numa vida de viver só.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sempre que Orares

"Sempre que orares, lembra-te dos teu desafetos...
Daqueles que deves diuturnamente incluir em teus pensamentos de paz.
Daqueles que, sem que saibas o motivo, não se afinizam contigo.
Daqueles que te inspiram menos simpatia, no entanto estão sempre cruzando com teus passos.
Daqueles com os quais, muitas vezes, nunca dialogaste, mas vivem comentando a teu respeito.
Daqueles que te invejam, por te suporem ser o que não és.
Daqueles que indiretamente feriste e não te oferecem chance de reconciliação.
Daqueles que torcem inexplicavelmente pelo teu fracasso.
Daqueles, enfim, que, induzindo-te a desmenti-los, te motivam a ser melhor do que és."


Do livro "Vigiai e Orai", editora Didier.

domingo, 6 de março de 2011

Para Salvar o Carnaval

Uma amiga me recomendou um blog muito legal que, para ser honesto, está salvando o meu carnaval. Sim, salvou! Porque nem todo mundo gosta de samba, filhão!!!

E quanto àquela música: "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé", bom... Queridos, eu faço Systema: cabeça foi feita para pensar, e o pé serve para chutar!

Aqui vai o blog sobre Rock'n Roll e Folk Music: http://folkmusicrocknroll.blogspot.com/

Divirtam-se, crianças. E bom feriado!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hora de Dizer Adeus

Ontem, quarta-feira, dia 16 de fevereiro de 2011, a Gaia (minha cachorra) partiu. Ela havia feito uma cirurgia para a retirada do baço na sexta-feira passada, e depois de cinco dias teve um AVE seguido de uma parada cardíaca.

Há algum tempo ela já não estava bem, mas ao invés de me lembrar da doença dela eu prefiro me lembrar de toda alegria que ela trouxe para a minha vida e da minha família, e também da maneira como ela me escolheu. Sim, foi ela que me escolheu!

Eu sempre gostei muito de contar essa história para as pessoas que a conheciam, agora vou partilhar com todos. É uma maneira de homenagear a passagem dela por esse mundo. Um amigo meu, que também é meu ex-professor, queria muito um cachorro; era uma ideia fixa dele ter um pastor alemão. Um dia ele me ligou dizendo que havia encontrado um anúncio de jornal onde se vendia filhotes de pastor alemão. Nem preciso dizer que ele ficou empolgadíssimo e quis, naquele mesmo dia, conferir o tal anúncio. Ele pediu que eu fosse junto porque não conhecia o bairro em questão, e eu fui... apenas para guia-lo.

Chegando ao endereço que foi passado a ele, encontramos uma mulher entre 35 e 40 anos, extremamente cansada, em uma casa enorme onde havia um casal de pastores adultos com três filhotes, e um rottweiler alucinado que parecia querer nos matar. A mulher, com semblante desgastado, praticamente implorou para que levássemos alguns filhotes, pois o rottweiler queria mata-los e, sozinho, batia nos dois pastores adultos. O meu amigo insistiu para que eu levasse um dos filhotes (eram dois machos e uma fêmea), mas eu estava relutante. Eu queria muito um cachorro, mas achava que aquele não era um momento adequado. Depois de tanto insistir, eu acabei cedendo e ele até pediu que eu escolhesse primeiro um dos filhotes. Sem saber qual levar, eu me abaixei no chão e comecei a chamar por qualquer um deles, para ver qual viria. A princípio nenhum deles pareceu se importar com a minha insistência. A Gaia era o filhote que estava mais longe de mim, de costas e apenas me olhando de soslaio. Um dos machos mais próximos se levantou e começou a vir na minha direção, mas de repente, como uma flecha e sem nenhuma explicação, a Gaia saiu de onde estava, jogou no chão o filhote que vinha em minha direção e pulou nos meus braços. Aquele momento foi o início de uma história de amor e carinho que durou pouco mais de oito anos e deixou lembranças maravilhosas.

Não havia quem não se encantasse com a Gaia, seu jeito brincalhão e seus truques. Uma cachorra tão tranquila e resignada que não reclamava mesmo quando sentia as piores dores (a minha irmã é veterinária e diz que até hoje não encontrou nenhum animal assim); e ela sentiu.

A Gaia iluminou as nossas vidas sem nunca pedir nada em troca, mas fizemos questão de trata-la como alguém da família e sempre cerca-la de cuidados. Ela partiu hoje, deixa saudades, mas estamos aliviados porque o seu sofrimento terminou.

Descanse em paz, filha. Todos nós a amamos e a manteremos para sempre em nossos corações!


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mães Anjos


     Mães são como anjos de asas tortas a quem Deus nos confia em Sua infinita misericórdia e sabedoria. Elas possuem asas tortas, porque se fossem perfeitas não mais estariam aqui e nem precisariam exercer a árdua tarefa de gerar, dar à luz e criar os seus rebentos... Mas será que são todas assim?
     Amar não é nada difícil para tais anjos que seguem à risca um refinado programa intrinsecamente gravado em seus corações. Essa, definitivamente, não é a parte difícil da tarefa. Difícil é praticar o desapego, seja ele da mãe que vê o filho partir do ninho ou o da mãe que precisa partir compulsoriamente; afastá-las de suas crias é como dilacerar as suas almas em tantas partes que não se pode mais juntá-las.
     Em verdade, só sabemos o quanto elas são importantes quando não mais estão por perto. Mesmo que em nossas mentes acreditemos qual o seu real valor, somente nos damos conta do quanto estas joias são raras no instante em que não mais as temos. São elas a fonte da centelha do Amor Divino do Pai por todos os Seus filhos.
     Acredito que algumas mães não sejam anjos de asas tortas, mas certamente daqueles mais perfeitos e iluminados a quem Deus chama mais cedo para recompor as Suas legiões celestes. Ainda que deixem alguns órfãos da sua presença e carinho, elas sempre ficam a olhar os seus filhos do alto dos céus, entusiasmadas pelos resultados primorosos do seu trabalho. E ao cair da noite – prestando-se a devida atenção – é possível senti-las acariciando os seus pequenos que ficaram, enquanto os embalam em uma canção de ninar e esperam que a seu turno seus filhos também sejam anjos.


Para Carolina e sua mãezinha...