terça-feira, 26 de julho de 2011

Dificuldades



Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas, e estas são situações das quais não podemos nos ausentar. As dificuldades são muito mais do que um mal necessário, pois a partir delas o ser humano se vê obrigado a exercitar a sua inteligência na busca de soluções – o que faz crescer o seu intelecto. Ainda através delas o ser humano emprega e coloca à prova as suas emoções, depurando-as, auxiliando no amadurecimento dos seus sentimentos e permitindo a formação do seu caráter.


A maneira pela qual cada um lida com os seus problemas reflete o quanto já evoluímos ou o quanto estamos dispostos a evoluir; e devo dizer que as soluções parecem se tornar cada vez mais claras à medida que o indivíduo se dispõe a trilhar o caminho do progresso íntimo, ainda que aos olhos dos outros os problemas se mostrem cada vez maiores. Provas de fé surgirão, mas a mente tranquila e vigilante percebe a hora certa de agir e reconhece que a Providência jamais falha. Em momentos assim é preciso buscar as respostas na oração sincera e na meditação e, estando atento, é possível vê-las com clareza.

Eu sou imperfeito demais, egoísta demais, vaidoso demais, inseguro demais... e todo dia agradeço a nova oportunidade para promover a minha reforma íntima que só é possível através dos obstáculos da vida.

As dificuldades são um mal necessário? Mais que isso, as dificuldades são um bem essencial! Transformam pessoas comuns em gigantes e montanhas em pequenos declives. Revela os corajosos e os separa dos medíocres. Descortina os egoístas e recompensa os humildes e caridosos. A dificuldade é o ponto de partida na construção de espíritos vencedores.

4 comentários:

Rafael Castellar das Neves disse...

Muito bom, Daniel...sempre vêm as tempestades...apesar de mais frequentes, há também calmarias...para tomar fôlego para a próxima tempestade?

[]ss

Daniel disse...

Rafa, obrigado pelo comentário!
Concordo que nos tempos em que vivemos há muito mais tempestades do que períodos de calmaria. Em geral somos continuamente atingidos violentamente.
Sinto que as coisas serão assim ainda por mais algumas gerações, então viver centrado e se recompor nos momentos de calmaria se torna o melhor remédio.

Evanir disse...

Querido estou conhecendo seu blog hj.
amei seus poemas e suas postagens .
Já estou seguindo vc convido a conhecer meu cantinho.
Bjs no coração lindo Domingo ,Evanir.

Maria Francisca Almeida Gama disse...

estou a seguir*
beijinhos, francisca :)
http://franciscagama.blogspot.com/