sábado, 12 de novembro de 2011

Surpresa!


A vida tem o incrível dom de nos surpreender, e as surpresas podem ser as mais diversas. Às vezes nos deparamos com situações esplêndidas, mas em outras somos alvo de intrigas, mentiras, vemos máscaras caírem e inimigos se revelarem como o lobo que estava sob a pele de cordeiro.
De fato, as intrigas e mentiras não são nada agradáveis, mas ver uma máscara cair pode ser muito mais uma bênção do que uma desgraça. É a vida nos mostrando que tipo de pessoas compartilham da nossa convivência, e um alerta para nos afastarmos em definitivo.
Nos dias de hoje é difícil saber a quem devemos permitir a convivência, que compartilhe de nossas conquistas, das derrotas, do bom e do ruim. Porque não é para qualquer pessoa que podemos nos abrir: se vamos bem, invejam-nos; se vamos mal, deleitam-se com a nossa desgraça. E afinal, quem precisa de pessoas assim por perto? Ninguém! Saber selecionar é a chave do sucesso.
De forma alguma devemos nos sentir culpados por permitir que essas pessoas um dia tenham se aproximado da gente. Infelizmente, é praticamente impossível conhecer o que se passa nas mentes e nos corações dos outros, mas é certo que não devemos tomar o próximo por aquilo que somos: cada ser humano nesse planeta é uma entidade única, individual, por isso é notadamente chamado de “indivíduo”. Nunca encontraremos pessoas iguais a nós, no máximo com gostos muito semelhantes... e só! A culpa, portanto, não é nossa. Devemos nos culpar por alguém não ter caráter? É claro que não! Fica a lição de saber como escolher melhor quem deixaremos entrar em nossas vidas... todo o restante é pura balela.
Ao longo dos anos eu vivenciei surpresas desagradáveis, o que é normal e ocorre com 99,9% da população, mas ultimamente algumas boas surpresas invadiram a minha vida. Simplesmente deixei de me importar com aqueles que ficam como urubus esperando a primeira chance de cair sobre a minha carcaça e passei a focar apenas nas boas coisas que estão surgindo. Cuido do que é meu e não alardeio as coisas boas.
Não sei se essa frase pode ser atribuída realmente ao maravilhoso Albert Einstein, mas ela revela um segredo importantíssimo para quem quer evitar todos os problemas: “Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada”.
Precisa dizer algo mais?

Nenhum comentário: