domingo, 19 de julho de 2009

Raízes


Uma amiga me disse esses dias: “Poucas coisas criam raízes no meu coração”. Ela falava do fato de ainda não ter se encontrado, de ainda não fazer algo que realmente a completava, por isso sentia que muitas coisas não a prendiam pelo coração – como deve ser.


Essa frase ficou ressoando na minha cabeça e mal sabe ela o efeito que causou em mim. Comecei a pensar nas coisas que eu faço, porque ambos partilhamos dessa sede de conhecimento, de descobrir cada vez mais. Acredito que isso seja mesmo algo inerente ao ser humano, essa busca pelo saber e essa vontade de aprender. Bom, quase todos os seres humanos – sejamos honestos, existem mais exceções do que a regra por aí.


Fiquei pensando nas coisas que criam raízes no meu coração e percebi que algumas me deixam muito feliz: a música, a poesia, a literatura, as ciências, a farmácia, minha família e meus amigos. Apesar dessas coisas criarem raízes no meu coração, eu noto que eu mesmo não consigo criar raízes em relacionamentos. Mas será que vale à pena?


Ainda não consegui definir se as raízes não se formam porque o terreno onde eu as coloco é estéril, ou se eu mesmo tenho medo que elas se criem e eu fique preso a alguém. Talvez seja um pouco dos dois, mas ultimamente é bem mais o primeiro do que o segundo. Cheguei à conclusão que se não é possível contar com o bom senso e o respeito das pessoas, então ficar sem ninguém é a melhor saída. É como diz aquele ditado: “Antes só do que mal acompanhado”; e devo dizer que hoje em dia é muito fácil estar mal acompanhado.


Onde tudo vai parar eu realmente não sei, e procuro não pensar nisso, mas se nada mudar de uma coisa eu tenho certeza: por muito tempo, quem mais vai conhecer a minha boca será a minha flauta transversal.

3 comentários:

123 disse...

Sorte da flauta...=P
"Adie alegria, ela diminuirá. Adie o problema, ele crescerá"...continue pensando e refletindo que vc encontrará a resposta que deseja. =]

Bru

Nayara Oliveira disse...

Que sorte a minha conversar com vc.
Como eu disse, é difícil a gente deixar que as raizes agarrem esse terreno e se alimente dele, sem sufocar. Nosso terreno não é infértil, as sementes que estão industrializadas hoje em dia...
Adoro estar em sintonia com vc

Anônimo disse...

Impressionate.
Tudo isso de sementes e solos que se fazem aliados ao "fazer" raizes.
Às vezes, parece que o que nos prende é está "mal acompanhado".
Abrçs
Prbns