segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quem é Essa Tal Felicidade?

Sábado à noite, dia das pessoas se divertirem. Mais ou menos porque nem todos estão numa balada, nem todos estão sentados em uma mesa de bar jogando conversa fora, nem todos estão paquerando e tentando “se dar bem”. Eu, por exemplo, estou em casa em pleno sábado à noite escrevendo uma crônica. Na verdade, antes disso eu estava estudando química orgânica para uma prova que eu tenho na faculdade. Diabos! Não há nada de divertido nisso... Como dizem uns amigos meus: “Tem dias que a noite é foda!”, e esta está sendo apenas mais uma dentre tantas outras.

É claro que eu poderia estar lendo (algo que me deixa feliz), mas terminei meu último livro há alguns dias. Já leram “A menina que roubava livros”? A narração é simples e a estória emociona. Talvez seja o contexto: uma família alemã muito pobre tentando viver em anos de guerra. Recomendo, é um bom passatempo.

Essa noite eu até tinha pra onde ir, mas confesso que tremi. Um possível encontro, só que estou tão cansado de tudo...

Refletir sobre esse momento me fez pensar em uma questão profunda: as pessoas em geral têm medo da felicidade. Sim, isso é uma afirmação! A maioria das pessoas têm medo da felicidade e cada uma deve ter a sua razão. O mais engraçado é que constantemente elas reclamam viver uma vida miserável, aquém daquilo que elas “merecem”, mas será que realmente merecem?

Bom, a essa altura algumas pessoas devem estar pensando “Que sujeito maluco! Onde já se viu alguém ter medo da felicidade... Eu a desejo!”. Na verdade, se você pensou isso, então a carapuça tenha lhe servido como uma luva. É verdade, você também tem medo da felicidade. Eu posso citar muitos exemplos que ratificarão a minha afirmação sem que fique qualquer sombra de dúvidas, mas daí esse texto deixaria de ser uma crônica para se tornar um manual de conduta e eu, sinceramente, não acho que seja capaz de dizer o que cada pessoa deve fazer da sua vida.

Eu certamente passei a ter medo dessa tal felicidade alardeada por todos que deve ter – obrigatoriamente – um romance com um final feliz. Sinto muito pessoal, mas não existem finais felizes na vida real, pelo menos não desse jeito.

Eu só gostaria de saber a razão de muitos crerem que só serão felizes com outra pessoa. Até uma música diz “É impossível ser feliz sozinho”. Ora, raios! Nós nascemos grudados a outros indivíduos? Ainda bem que não, senão nossas mães morreriam rasgadas nos partos. Somos seres independentes, organismos independentes. É evidente que estamos inseridos em um universo onde tudo o que fazemos atinge os outros (como uma reação em cadeia), mas isso não significa que seja necessário viver um romance para ser feliz.

Por que ninguém nos ensina que escolher o nosso próprio caminho pode nos fazer felizes? Por que ninguém fala que ajudar o próximo nos traz uma felicidade imensurável? Por quê? Fomos tão acostumados a seguir aquilo que sempre nos era dito que deixamos a nossa individualidade se transformar no desejo coletivo.

Sabe, acho que eu fiquei com medo de ter que viver essa felicidade na qual todo mundo acredita e por isso estou em casa em pleno sábado à noite. Talvez a necessidade de descobrir a felicidade do meu jeito me faça ficar aqui, porque em um mundo tão cheio de diversidade é impossível aceitar que a felicidade seja apenas isso; deve haver algo mais.

Eu ainda procuro a minha felicidade de um jeito diferente. E você, vai continuar seguindo a modinha?

6 comentários:

Anônimo disse...

Ser feliz independe de outras pessoas,ao menos no meu ponto de vista.
Podemos estar nos relacionando com alguém,porém estarmos infelizes e nos sentindo sozinhos...e em outras vezes, nos sentirmos bem melhor quando estamos a sós.Muita gente acha que só se pode ser feliz em companhia de outras pessoas, saindo com a turminha(ou com o namorado),estando rodeados de gente...eu sinceramente não concordo.Claro que é bacana sair de vez em quando,aproveitar os momentos com amigos e tal,mas não viver com essa necessidade de estar rodeado de gente o tempo todo,como se estivesse fugindo de si mesmo por medo de estar só.Se fugimos da nossa solidão o tempo todo,é pq algum receio temos.Talvez o medo de enfrentar a nós mesmos,os nosso medos,conflitos...Mas se nos conhecemos,sabemos bem quem somos..com certeza somos uma ótima companhia para nós.Como dizia Fernando Pessoa: "A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo...".Bjos.

Daniel disse...

Obrigado pelo comentário!

Concordo com você. Antes de qualquer coisa é preciso aprender que é possível ser feliz sozinho. Do contrário, a felicidade se transforma numa utopia.

Van disse...

ei, quando encontrar um jeito diferente de encontrar a felicidade, por favor, não esqueça de nos contar!!

Passeando pela net cheguei no seu blog.. muito legal.. adorei o texto!!

Van.

Luara Quaresma disse...

A maioria das pessoas buscam a felicidade so aos fins de semana.

Nayara Oliveira disse...

eu sou feliz no sábado a noite lendo seu blog \0/

Daniel disse...

hahahaha... Obrigado, Nana!