terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lealdade diferente de Fidelidade?


Esses dias eu descobri algo que me causou estranheza. Eu já havia escutado duas pessoas dizendo que não acreditavam em fidelidade, mas sim em lealdade. A primeira vez que ouvi isso, já achei esquisito; então eu ouvi novamente essa afirmação pouco tempo depois, o que acendeu em mim uma luz de alerta. Comecei a dar uma olhada geral por aí e descobri no orkut uma porção de comunidades do tipo "Lealdade não é fidelidade", "Lealdade x Fidelidade" ou "Sou + lealdade que fidelidade". Cada uma dessas comunidades tem descrições um tanto bizarras e alguns participantes são mais bizarros ainda ao afirmarem que podem trair uma pessoa e continuar sendo leais a elas.

Usando um pouco de bom senso, e sem procurar por definições baseadas em livros, é fácil chegar a conclusão que o conceito básico que norteia lealdade e fidelidade é, sem dúvida alguma, o respeito. Como então alguém pode dizer ser leal sem ser fiel? Seria o mesmo que respeitar sem respeitar e isso é, no mínimo, um contra senso. Aristóteles daria pulos em sua cova ao ouvir isso...

As pessoas se prenderam tanto aos seus sentimentos egoístas que dizem ser fiéis apenas aos seus princípios (mesmo sem saber ao certo que princípios são esses) e depois dizem não confiar em ninguém a não ser nelas mesmas. Que triste!... Viver uma vida sem poder confiar nas pessoas é viver uma meia vida, é nunca ter com quem contar, nunca sentir a segurança de ver uma face conhecida em meio a uma multidão.

Resolvi, assim, procurar no conceituado dicionário Houaiss a definição para estes dois termos, e encontrei o seguinte:

---------

LEALDADE:

■ substantivo feminino
1 respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade
2 fidelidade aos compromissos assumidos
3 caráter do que é inspirado por este respeito ou fidelidade


FIDELIDADE:

■ substantivo feminino
1 característica, atributo do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo; lealdade
1.1 observância da fé jurada ou devida
Ex.: f. religiosa
2 constância nos compromissos assumidos com outrem
Ex.:
2.1 compromisso que pressupõe dedicação amorosa à pessoa com quem se estabeleceu um vínculo afetivo de alguma natureza
Ex.: f. conjugal
3 Derivação: por metonímia (da acp. 1).
característica de um sentimento que não esmorece com o decorrer do tempo
4 constância de hábitos, de atitudes

Etimologia
lat. fidelìtas,átis 'fidelidade, constância', der. do lat. fidélis,e 'em que se pode ter confiança, fiel, leal, sincero'; ver fi-

Sinônimos
ver sinonímia de verdade

Antônimos
infidelidade, inconstância; ver tb. sinonímia de mentira

---------

Ou seja, em termos gerais, pode-se dizer que o LEAL é FIEL e o FIEL é LEAL. Porque não pode haver fidelidade sem respeito e o desrespeito é consequência da deslealdade.

Eu já ouvi muita besteira nessa vida e vejo conceitos grotescos surgirem e caírem no esquecimento, mas esse, sem dúvidas, é o mais absurdo que eu já tive a chance de presenciar. Daí fica a pergunta: em que mundo estamos vivendo? Eu acho que estamos vivendo em uma fábrica de monstros que, infelizmente, são criados pelo próprio homem.

4 comentários:

Persona disse...

Nossa.
Quanto talento em?
Realmente, não há fidelidade e lealdade sem o respeito, ambos precisam de ambos...

Mundo complicado.
-
Obrigada por gostar do que escrevo, dei uma olhada rápida por aqui, se esse texto é assim, imagina os outros?

Rafael Castellar das Neves disse...

Ótima, Danyboy!!!

Bem pensado e bem proposto...

Concordo com vc...os conceitos, valores e até os significados são facilmente, hoje, manipulados por conveniência...complicado ficar no meio destas mentiras...

[]sssss

Daniel disse...

Grande Rafa!

Infelizmente tem sido freqüente ver as pessoas manipulando palavras de acordo com aquilo que elas querem. A conveniência de justificar atitudes estapafúrdias acima de tudo.

E assim caminha a humanidade.

Um abraço!!!

Nando Serra disse...

Grande, DanDan!


A luz no fim do túnel para os ignorantes que fazem das leis as suas leis para "autovantagem"! Por várias vezes parei para refletir sobre isso e sempre cheguei a mesma conclusão podemos ser leal e podemos ser fiel, porém se não fomos um, não tem como sermos outro. Melhor esclarecendo, você pode ser somente fiel a alguém, assim como podemos ser apenas leal a alguém, mas se deixarmos de ser leais não temos como ser fiéis, ou seja, não temos como ser fiel se deixarmos de ser leal e vice e versa. Espero ter sido compreendido!
Abraços