sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nana Banana

O último dia 20 foi um dia especial porque foi o aniversário de uma amiga muito querida. A Nayara, a quem eu chamo carinhosamente de Nana, é como uma irmã caçula; daquelas que os irmãos mais velhos estão sempre atentos para saber se tudo vai bem. Além de companheira de cinema, amante de Los Hermanos, a Nana também escreve (e muito bem!).

O meu blog tem esse nome por causa de uma resposta que eu fiz, há alguns anos, a um poema dela entitulado "O Mundo em Passos". O poema da Nayara e a minha resposta estão aí embaixo, espero que gostem:


O MUNDO EM PASSOS

Eu passo pelo mundo num passo.
O que eu aproveitei dele? Eu não sei.
Eu faço do mundo um sapato
e o que eu vi, nomeei.

Sou andarilho, pescador,
sou rápido coronel.
Contador de história, retirante,
sou a pintura do cordel.

No lado, eu descanso o traço,
das curvas por em que passei.
No rastro, dos pés que engraxo,
eu descalço, rodopiei.

Sem abrigo, sou um sonhador.
Vou buscar nas asas do céu
os pés em que passo cantante
as doutrinas do meu papel.

Nayara Oliveira


NO PASSO DO MUNDO

No passo em que passa no mundo
aproveita dele um pouco de tudo:
do bom e do ruim, da noite e do dia,
pois é do amargo e do doce que a vida se recria.

De sua rica cultura sertaneja
mostra o seu verdeiro coração,
seja do apaixonado Catulo, que faz do amor uma canção,
ou dos Patativas amargurados, versando do prego e do calo.

Nesta poesia consoante ao repente
que o nobre violeiro toca pra gente
deixa navegar a sua alma inquieta
lembrando, outrora, os nordestinos poetas.

Nos laços e traços
das curvas da via a qual passou,
deixa dos seus pés o rastro
dos passos da vida que almejou

Sem abrigo não estará,
mesmo que seja um sonhador.
Terá residência sob um céu de estrelas
e as asas de um uirapurú cantador

Daniel Maia Silveira


Nana, feliz aniversário!!!

Um comentário:

Nayara Oliveira disse...

ahhh que lindo Dani
mas assim, sou muito mais a você
uauhauhauha

beijos e obrigada por ser você