segunda-feira, 9 de março de 2009

Escolhas

Será que alguém saberia dizer o que há de errado com as pessoas? Parece-me que todos se esqueceram de cultivar aquilo que realmente importa, para cultivar coisas apenas com valor aparente. É como se, de repente, um jardineiro passasse a arrancar as rosas a fim de abrir espaço para as ervas daninhas; uma atitude estranha e inconcebível.

Vejo famílias sendo desfeitas e pessoas, que um dia se amaram, tratando umas as outras como estranhas. Indivíduos que, em nome do enriquecimento, deixaram de viver.

É fato que não podemos ter tudo o que queremos e precisamos fazer certas escolhas – nós somos aquilo que escolhemos. Então, para ficar bem claro, comecemos a pesar estas escolhas baseados nas situações que vivenciamos ou no que queremos nos tornar. Eu, por exemplo, pretendo seguir uma longa carreira de pesquisa e tem sido muito difícil chegar lá. Hoje eu entendo que é preciso renunciar a muitos desejos para me dedicar de corpo e alma a este objetivo, mas faço isso baseado na minha situação atual. Ao final, o importante é fazer tudo com amor e alegria – está aí o segredo da felicidade.

Quanto às escolhas, não queira abraçar o mundo com os dois braços e as duas pernas – e não faça escolhas ambíguas – porque em um determinado momento você terá que escolher entre duas vidas e se elas forem tão antagônicas, depois de decidir, uma parte sua ficará perdida para sempre.

Procure fazer escolhas inteligentes, baseadas em valores reais como a família, os laços de amor, a virtude, a humildade... Se nós somos aquilo que escolhemos, então tomemos decisões que possam iluminar as nossas vidas por muito tempo. Lembre-se que para viver nas sombras, basta apenas uma escolha errada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana esse texto.É incrível como uma escolha errada ou precipitada, pode nos trazer dores de cabeça no futuro.Daí a importância de refletir e avaliar até que ponto esse passo a ser dado vale a pena.Como vc mesmo disse,não podemos ter tudo,temos de escolher.
Tudo de bom pra ti!=]

Luara Quaresma disse...

Voce esta escrevendo cada vez melhor *-*

Heber disse...

O problema dos valores. É que existe uma escala concebida à imagem da cultura atual: supérfula e efêmera. E se você não se enquadrar nesse molde, um problema.

Bruno disse...

Todo mundo é meio menino amarelo e quer todos os doces. Eu só escolhi os vermelhos e rosas, que são mais gostosos, mas as vezes gosto dos verdes que geralmente têm gosto de pinho sol.
Enfim... Se cada um escolhesse uma coisa só seria bacana. MAs todo mundo quer ser dono de tudo, dai fode.

disse...

Daniel,

Acho que isso deve-se ao fato de vivermos em uma sociedade que cultua o consumismo onde somos definidos pelo que temos.

Compramos o que não precisamos para parecermos ser pessoas que não somos.

É um grande baile de máscaras...

Bom texto o seu! Parabéns!

Bjs

Ananda V. Sgrancio disse...

"Vejo famílias sendo desfeitas e pessoas, que um dia se amaram, tratando umas as outras como estranhas. Indivíduos que, em nome do enriquecimento, deixaram de viver."


A vida moderna nos impõe que seriedade é fundamental.
A vida moderna nos faz viver correndo.
A vida moderna nos faz deixar de compartilhar a existencia de alguém com esse alguém.
E infelizmente muitas pessoas acabam se deixando levar por isso tudo e o resultado se vê em tudo que você disse na passagem que citei acima, a qual resumi a minha vida ultimamente.

http://opniaoinutil.blogspot.com/

Nayara Oliveira disse...

Nossas escolham definem o que somos

Elza disse...

... até escolher não fazer nenhuma escolha já é escolher ...
Assim como a vida é escolha em todos os segundos á começar pelo nossas células escolhendo regenerar-se ... escolhamos sempre o que nos impulsiona, nos lança de encontro ao que de mais forte se movimenta em nossa mente, corpo e alma....a escolha incessante do nascer ao morrer ...a felicidade.