terça-feira, 31 de julho de 2012

Frango Agridoce


O dia está chuvoso e, apesar do inverno, a temperatura hoje está agradável. Depois de uma aula cansativa durante toda a manhã, preparo-me para continuar os estudos durante a tarde com a reposição de uma aula que eu perdi em um dia em que a preguiça e o frio eram grandes demais para permitir que eu me levantasse.
Para ganhar tempo e evitar deslocamentos desnecessários, eu resolvi não voltar para casa e almoçar em um restaurante chinês das redondezas. A pedida foi um Frango Agridoce – que eu realmente adoro – e água para acompanhar.
Foi meio inevitável, diante de um dos meus rotineiros momentos de devaneio filosófico, não fazer uma analogia entre este delicioso prato da culinária chinesa e a vida.
Segundo o dicionário Houaiss, agridoce é tudo aquilo que simultaneamente é acre e doce. O Frango Agridoce é exatamente assim: tem o sabor doce do molho, o azedo do abacaxi e o amargo do pimentão. Aliás, como a própria vida. O importante no prato é o equilíbrio dos sabores: não pode ser muito doce para não se tornar enjoativo; não pode ser muito amargo para não se tornar intragável; e certamente não pode ter muito do azedo para evitar aquela torcida de nariz seguida da boca que “amarra”. Como nada é perfeito, é comum não haver esse equilíbrio e a água, sempre bem vinda, limpa todos os sabores para reaver a harmonia.
Bom, o que eu aprendi hoje com esse almoço? Aprendi que a vida é feita de muitos sabores e precisamos de todos eles em equilíbrio: a alegria em excesso é ruim, problemas e mau humor em excesso também. A felicidade é feita da mistura de tudo na dose certa, e é exatamente por isso que alcançá-la sempre será uma tarefa das mais difíceis.
Quanto à água, ela pode ser diferente para cada pessoa e tem a capacidade de limpar todos os sabores para que a harmonia se reestabeleça e possamos, novamente, criar o equilíbrio que nos conduza à felicidade. Portanto, não reclame se um momento de intensa alegria for interrompido, porque pode ser que tudo ficasse muito enjoativo. Agradeça também o amargor dos problemas e os azedumes alheiros: eles nos ensinam e equilibram os sabores.
Por fim, sempre agradeça a presença da água, pois que ela é uma bênção. Principalmente se você tem uma afta tão grande que até já recebeu nome e, além disso, você teve a infelicidade de, durante o almoço, ter um azedo pedaço de abacaxi caindo em cima dela.
A propósito, a sabedoria do biscoito da sorte trouxe-me a seguinte frase: “Por trás de acusações maldosas há sempre um argumento fraco”. Definitivamente, isso faz muito sentido neste momento.
Em tempo, no caso de alguém ter ficado com água na boca, segue a receita:

  • Receita de Frango Agridoce
Ingredientes :
- 500 gr peito frango cortado em cubos
- 1 abacaxi cortado em cubos
- 2 cebolas grandes cortadas em pétalas
- 2 cenouras grandes cortadas em cubos
- 1 pimentão amarelo cortado em cubos
  • Molho
- 1 pimentão vermelho grande
- 1 cebola grande
- 1/2 copo de azeite
- 1/2 copo de vinagre
- 1 copo de açúcar faltando 2 dedos
- 1 colher de café de sal

Modo de preparo

Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve para a panela e deixe ferver até reduzir a metade. Reserve.
Frango: Refogue o frango até q ele fique bem dourado. acrescente a cenoura, a cebola e o pimentão, deixe cozinhar até que a cenoura fique al dente, se preciso coloque um pouco de água. acrescente o molho agridoce de pimentão e o abacaxi, deixe levantar fervura e pronto.


P.S.: Caso alguém queira jogar na Megasena: 13, 26, 34, 38, 46 e 52. Vai que o biscoito da sorte acerta...

2 comentários:

Bruna Katharina disse...

Leve, como o prato. Linda analogia! =]

Uma mocinha não tão indefesa disse...

Boa literatura combinada com boa gastronomia... essa receita não tem como dar errado ;)

Beijinhos :))