domingo, 29 de agosto de 2010

Sobre Meninos e Homens


     
     Em que momento um menino passa a ser Homem? Não acredito que seja apenas uma transição de idade, é muito mais que isso, tem a ver com algo dentro de cada um que nos faz querer tomar as rédeas da própria vida.

     Um menino pode ser Homem apenas momentaneamente, o que me faz pensar que o difícil é manter a atitude de Hombridade, pois ela tende a não ser constante. Eu já vi “homens feitos”, por assim dizer, portarem-se como crianças diante das adversidades, escondendo-se em seus mundinhos pessoais.

     Ser Homem exige uma atitude constante e perseverante, algo que se deve buscar sempre. Isso, é claro, requer esforço e sacrifícios que pouquíssimos estão dispostos a realizar. Talvez essa seja uma das razões pela qual o mundo está esse caos completo: meninos não devem brincar de mandar; Homens é que devem estar no poder, pois eles estão preparados para assumir as responsabilidades e não fugirão das consequências dos seus atos.

     Na verdade, não há como escapar das consequências. Ficando de frente, em atitude responsável, a pessoa vai encará-la com o apoio que a sua postura lhe oferece. Ao fugir, portanto, de costas, as consequências atingirão a pessoa em cheio, jogando-a ao chão e sem a menor chance de reagir. Essa é a atitude do indivíduo irresponsável, mas que nem sempre aprende com a queda.
     É evidente que quando eu me refiro a Homem estou falando de homens e mulheres de maneira genérica, pois todos nós estamos sujeitos às mesmas regras que regem o universo e podemos – ou não – dispormo-nos a evoluir. Depende exclusivamente de cada um galgar caminhos mais prósperos, por isso muitos acabam ficando pelo meio da estrada: porque são apenas meninos e meninas que não querem crescer.

     Manter-se na condição de Homem não tem relação apenas com crescer e ter uma postura responsável diante da vida, mas também em ter uma postura responsável diante das outras pessoas: no amar o próximo, no momento em que não faremos a ninguém o que não queremos para nós mesmos. Essas atitudes simples ajudam a moldar o nosso caráter e mostram o que realmente somos: Homens ou meninos.

     E então? Seremos Homens e Mulheres que fazem do mundo apenas uma etapa para a necessária evolução, ou meninos e meninas que preguiçosamente transformam o mundo em um infeliz parque de diversões? Há uma frase atribuída a um Homem genial (com H maiúsculo), Albert Einstein, que diz: “Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem amor; mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo”.

     Se você não quer ser sempre um menino ou menina levando duras lições da vida, então cresça, torne-se Homem ou Mulher, escolha o amor...

Nenhum comentário: