segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cuide do seu Jardim


Faça uma grande faxina, coloque a “casa” em ordem. Bata o tapete lá fora para se desfazer do pó e de tudo o que incomoda; coloque os sapatos na janela apenas como desculpa para mantê-la aberta, e permita que circule o ar e entre a luz do sol. Já não é sem tempo: espante as sombras da decepção e deixe que o perfume, que agora causa dor, seja apenas mais um entre tantos outros. A vida é repleta de flores e aromas, por que então se prender a um que lhe cause tristeza? Permita agora que outras flores perfumem a sua vida, e que a fragrância do respeito – permeada por notas de confiança – seja o anúncio da verdade e do amor bem nutrido.

Sim, o amor precisa ser nutrido. Sim, o amor morre, esfacela-se e se torna apenas uma lembrança quando não é alimentado.

Limpe a sua “casa” para que, antes de qualquer coisa, você permita que ela esteja preenchida com a presença Divina. Estando bem consigo mesmo, e firme em sua fé, a “casa” se torna morada de boas vibrações e atrai todos que estão na mesma frequência.

Regue o jardim da sua “casa” para que ele cresça belo e forte, ainda que nele falte a presença daquela flor que seja perene. Não permita que esta seja uma flor de plástico, uma flor sem fragrância, ou uma que seja apenas aparentemente bela – mas com essência fraca – que se despetala e morre ao soprar do primeiro vento. Deixe que esta seja uma flor eterna, plantada pelo Jardineiro Celestial, o Semeador de corações. Ela não será uma flor efêmera, será sustentada por substrato fértil. Também não incitará qualquer sentimento fugaz, pois sublime é a mão que a planta. E será única e especial, criando uma atmosfera de luz e paz em todo o seu jardim e em sua morada.

Para cada um essa flor tem um significado, para outros ela sequer existe; para estes nem há um jardim por regar porque a terra é estéril e árida. O coração destes se apraz apenas com as alegrias passageiras da Terra. Plantam desavenças e colhem descrédito; plantam mentiras e colhem desconfianças; plantam vento e colhem tempestade. Se estas pessoas sequer conseguem manter o seu próprio jardim, como podem permitir que esta flor seja plantada? Como poderão regar outras flores? Nas mãos dessas pessoas o amor não é nutrido e morre, lentamente, de maneira sofrida e triste...

Mantenha sua “casa” em ordem e o seu jardim sempre belo. Na hora certa uma linda flor se abrirá e haverá alguém especial que ajude a regá-la, mas evite aqueles cuja esterilidade do coração mata todas as flores.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lealdade diferente de Fidelidade?


Esses dias eu descobri algo que me causou estranheza. Eu já havia escutado duas pessoas dizendo que não acreditavam em fidelidade, mas sim em lealdade. A primeira vez que ouvi isso, já achei esquisito; então eu ouvi novamente essa afirmação pouco tempo depois, o que acendeu em mim uma luz de alerta. Comecei a dar uma olhada geral por aí e descobri no orkut uma porção de comunidades do tipo "Lealdade não é fidelidade", "Lealdade x Fidelidade" ou "Sou + lealdade que fidelidade". Cada uma dessas comunidades tem descrições um tanto bizarras e alguns participantes são mais bizarros ainda ao afirmarem que podem trair uma pessoa e continuar sendo leais a elas.

Usando um pouco de bom senso, e sem procurar por definições baseadas em livros, é fácil chegar a conclusão que o conceito básico que norteia lealdade e fidelidade é, sem dúvida alguma, o respeito. Como então alguém pode dizer ser leal sem ser fiel? Seria o mesmo que respeitar sem respeitar e isso é, no mínimo, um contra senso. Aristóteles daria pulos em sua cova ao ouvir isso...

As pessoas se prenderam tanto aos seus sentimentos egoístas que dizem ser fiéis apenas aos seus princípios (mesmo sem saber ao certo que princípios são esses) e depois dizem não confiar em ninguém a não ser nelas mesmas. Que triste!... Viver uma vida sem poder confiar nas pessoas é viver uma meia vida, é nunca ter com quem contar, nunca sentir a segurança de ver uma face conhecida em meio a uma multidão.

Resolvi, assim, procurar no conceituado dicionário Houaiss a definição para estes dois termos, e encontrei o seguinte:

---------

LEALDADE:

■ substantivo feminino
1 respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade
2 fidelidade aos compromissos assumidos
3 caráter do que é inspirado por este respeito ou fidelidade


FIDELIDADE:

■ substantivo feminino
1 característica, atributo do que é fiel, do que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo; lealdade
1.1 observância da fé jurada ou devida
Ex.: f. religiosa
2 constância nos compromissos assumidos com outrem
Ex.:
2.1 compromisso que pressupõe dedicação amorosa à pessoa com quem se estabeleceu um vínculo afetivo de alguma natureza
Ex.: f. conjugal
3 Derivação: por metonímia (da acp. 1).
característica de um sentimento que não esmorece com o decorrer do tempo
4 constância de hábitos, de atitudes

Etimologia
lat. fidelìtas,átis 'fidelidade, constância', der. do lat. fidélis,e 'em que se pode ter confiança, fiel, leal, sincero'; ver fi-

Sinônimos
ver sinonímia de verdade

Antônimos
infidelidade, inconstância; ver tb. sinonímia de mentira

---------

Ou seja, em termos gerais, pode-se dizer que o LEAL é FIEL e o FIEL é LEAL. Porque não pode haver fidelidade sem respeito e o desrespeito é consequência da deslealdade.

Eu já ouvi muita besteira nessa vida e vejo conceitos grotescos surgirem e caírem no esquecimento, mas esse, sem dúvidas, é o mais absurdo que eu já tive a chance de presenciar. Daí fica a pergunta: em que mundo estamos vivendo? Eu acho que estamos vivendo em uma fábrica de monstros que, infelizmente, são criados pelo próprio homem.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Paz de Espírito...

A paz de espírito é poder colocar a cabeça no travesseiro e saber que, no dia que se encerrou, você fez o seu melhor e não apenas o mínimo necessário; que fez pelos outros o que gostaria que fizessem por você; que antes de pensar somente em si mesmo, você pensou no próximo; e que de algum modo você foi capaz de fazer do mundo um lugar um pouco melhor.