sábado, 23 de maio de 2009

Foto Poema IV

Cores
Fotografia de Dandara Borges
http://www.flickr.com/photos/dandara_borges/1493174193/

Apontei os meus lápis de cor usando uma faca pequena
e os reservei num canto
(dentro de um cesto simples que não ocupa espaço...).
Sei lá, nunca se sabe quando o amor vai pintar.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nota Importante do 13 de Maio

Hoje comemora-se a abolição dos escravos pela princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Na verdade a abolição começou antes, mas pra não ficar feio ela assinou a lei, libertou a todos e tornou o 13 de maio como data oficial.

Fato é que, ainda hoje, em lugares remotos deste país, há escravidão - e essa é uma informação do Ministério do Trabalho. A coisa é tão feia que muitos fiscais do trabalho que investigam essas abominações acabam sendo assassinados.

Não vai longe, o "ilustre" deputado federal Beto Mansur (PP-SP) teve, há uns anos atrás, uma propriedade descoberta por fiscais do trabalho e agentes da polícia federal onde era praticada a escravidão humana. O "digníssimo" deu explicações fajutas e escapou ileso sem nem sequer responder a processo.

No país onde existem duas justiças (uma para os ricos e outra para os pobres), o 13 de maio deveria ser uma data muito mais de protesto do que de comemorações - não só para os negros, mas para todos os brasileiros.

Gripe Suína?

Já faz algum tempo que eu não coloco nada aqui no blog, mas acreditem, eu tenho os meus motivos. Eu até poderia enumerar vários: falta de tempo, estudo em excesso, escassez de idéias, estar de saco cheio... tenho até uma cólica renal para acrescentar à lista.

Acho que na verdade foi um pouco de tudo - e cada coisa ao seu momento. Tenho estudado bastante e isso diminui o meu tempo para ter idéias do que escrever: leituras e mais leituras, química, matemática, história, biologia, física; tenho visto de tudo. Daí veio uma porcaria de uma cólica renal que já persiste há quase um mês, mas antes que venham dizer para procurar um médico eu já o fiz e o tratamento está em curso.

Em alguns momentos eu dou uma parada para respirar e tirar o nariz dos livros e apostilas, nessas horas eu costuma dar uma olhada nos noticiários para não ficar tão alheio ao mundo, e não há como negar que o assunto do momento e a tal gripe suína. Aparentemente, depois de todo o alarde, ao que tudo indica ela não é tão temível quanto parece (apesar de se espalhar com uma velocidade absurda). Isso me fez pensar em duas coisas: primeiro, com a rapidez que hoje viajamos pelo mundo, se uma doença realmente mortal conseguir chegar a um grande centro a coisa vai ficar feia (bye bye raça humana); segundo, o ser humano é um bicho engraçado, porque ao mesmo tempo que é alarmista também é relapso. A coisa tava pegando e, em muitos aeroportos brasileiros, os funcionários da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estavam comendo mosca, ou jogando truco... Só começaram a agir quando já tinha gente contaminada aqui dentro.

Ao final das contas o que mais me preocupa não é a gripe do porco, mas os espíritos de porco que existem por aí. Por isso mesmo, tomem cuidado com espécies como a porca sogra ou o porco cunhado (porque se cunhado fosse bom, não começava com "cu"). Estes espíritos de porco costumam causar grandes estragos nas famílias. Tem também o porco chefe, tem o porco imposto de renda, e tem até um monte de porcos deputados no grande chiqueiro chamado Brasília.

Vocês conhecem algum espírito de porco? Cuidado, essa praga é contagiosa!